terça-feira, 22 de maio de 2007

Museu de Jacareí


Patrimônio Histórico
O MAV (Museu de Antropologia do Vale), localizado na rua XV de Novembro, é aberto ao público de terça a domingo, das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita. No início dessa Administração (2001), o MAV estava fechado e interditado pela Defesa Civil. Foi reaberto no final de março de 2003, após as obras de recuperação, que tiveram início em dezembro de 2002. A reforma custou R$ 85 mil e foi patrocinada pela empresa Cognis, por meio da lei federal de incentivo à cultura.
O Solar Gomes Leitão, denominação do prédio de estilo neoclássico que hoje abriga o MAV, foi tombado pelo Condephaat (Conselho Nacional de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico) em 1978. A cidade tem ainda mais dois patrimônios históricos arquitetônicos tombados pelo Condephaat: a Capela de Nossa Senhora dos Remédios (do século 18 - de taipa) e a Manufatura de Tapetes Santa Helena (arquitetura industrial inglesa).
Outras antigas tecelagens seguem o estilo e poderão ser tombadas como patrimônio histórico - a Caramuru, a Visetti e a Victoria. Já outras construções são de interesse de preservação municipal, como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja do Rosário, a Escola Agrícola, a Fábrica de Tintas Castelo e a Fazenda Coleginho (1841).No município foram encontrados vários sítios arqueológicos indígenas, que estão sendo preservados e pesquisados pelo Departamento de Arqueologia da Fundação Cultural de Jacareí, que mantém também o Arquivo Público e Histórico em permanente trabalho de conservação da memória local.

Nenhum comentário: